sábado, 27 de junho de 2015

Ciclo de debates discutirá vigilância sanitária 2015

Ciclo de debates discutirá vigilância sanitária

16 de junho de 2015
Entre os dias 30 de junho e 1º de julho, Brasília sediará o primeiro seminário internacional do ciclo de debates “Desafios e Tendências no Campo da Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços: Qual a Vigilância Sanitária que a Sociedade Precisa?”.  Esse ciclo tem como objetivo mobilizar profissionais de vigilância sanitária e a sociedade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e da contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do País.
Organizado em sete eventos, o Ciclo propõe o intercâmbio de experiências na busca de avanços no modelo de controle sanitário. Os encontros terão transmissão online e possibilitarão troca de experiências nacionais e internacionais que visam avanços no modelo de controle sanitário.
Ao longo do mês de julho, ocorrerão os fóruns regionais. Os encontros, que ocorrerão em capitais brasileiras, estão organizados em quatro eixos temáticos: Vigilância Sanitária e Regulação no Mundo Contemporâneo; A Visa e Suas Relações; Coordenação Federativa das Ações de Vigilância Sanitária; O Trabalhador e o Trabalho de Visa.
Permeando estes eixos, serão debatidos temas como a necessidade de priorizar a vigilância sanitária na agenda política do SUS, a urgência em proteger a saúde da população, aliando-se questões do desenvolvimento econômico do País e das políticas públicas transetoriais.
Também terão destaques as reflexões sobre a organização e a gestão do SNVS com vistas ao fortalecimento do papel de cada ente federado e as questões relativas à regionalização, descentralização e financiamento das ações de vigilância sanitária.
O Ciclo será finalizado com um Fórum Nacional, momento em que serão consolidadas as contribuições que permearam todo o processo de construção dessa vigilância sanitária que a sociedade precisa.
Este Ciclo de Debates será, também, um momento de mobilização dos diversos atores envolvidos com a vigilância sanitária para as conferências estaduais de saúde e para a XV Conferência Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário