terça-feira, 22 de julho de 2014

VIGILÂNCIA SANITÁRIA dia a dia no Brasil II

O livro À Sua Saúde – A Vigilância Sanitária na História do Brasil de Eduardo Bueno , Editado pela ANVISA em 2005, em Resenha de 2006 o autor Carlos Tavares comenta: "Não temos apenas com a obra a história da vigilância sanitária e dos embriões de formação das ações de saúde pública e de barreiras sanitárias do Brasil, mas também uma parte da história antiga da Higiene, da Alimentação e da Medicina, desde as remotas invenções da inteligência egípcia, persa, helênica e romana para abater seus principais inimigos – os micróbios"
Esta  obra, que se apresenta de forma rica com  capa dura e gravuras fantásticas de  época,  ultrapassa os limites do conhecimento histórico da saúde  no Brasil, oferecendo uma leitura deliciosa com indiscutível veia  de literária. 
Considero uma das obras mais coerentes da historia da Vigilância Sanitária no Brasil, desde a Colonia até a ANVISA.

A Historia
A chegada em 1808 da Corte Portuguesa ao Brasil inicia o processo de intervenção publica sobre a saúde, atuando nos Portos visando o  controle sanitário dos produtos comercializados e consumidos na colonia; o combate às epidemias;as questões de  saneamento;a fiscalização do exercício das profissões de saúde .

segunda-feira, 21 de julho de 2014

VIGILANCIA SANITÁRIA dia a dia I - NO MUNDO


VIGILÂNCIA SANITÁRIA TEORIA E PRÁTICA - I

A Vigilância Sanitária é uma atividade que surge para regular e monitorar produtos e serviços que de alguma forma intervenho sobre a saúde.

As primeiras manifestações de atividade fiscalizadora e de restrição envolvendo praticas de saúde consta no Código de Hamurabi, , um dos mais importantes instrumentos legais da  antiguidade. Em 12 artigos dos  282 do Código de Hammurabi, há referencia  aos trabalhos dos médicos, dos veterinários, barbeiros, pedreiros e barqueiros.
Apurar a qualidade dos alimentos e sua procedência;  estabelecer regras de construç~´ao de cemiterios , por exemplo, fizeram dos mesopotamicos os primeiros a trabalhar com uma policia sanitària ,. (Bueno, Eduardo. 2005.)
Segundo Alexandre de MORAIS: “O Código de Hamurabi (1690 a.C.) talvez seja a primeira codificação a consagrar um rol de direitos comuns a todos os homens, tais como a vida, a propriedade, a honra, a dignidade, a família, prevendo, igualmente, a supremacia das leis em relação aos governantes”.

SOBRE CAFEINA

 
The FDA is warning about powdered pure caffeine being marketed directly to consumers, and recommends avoiding these products. O FDA alerta sobre cafeína pura em pó a ser comercializados diretamente aos consumidores, e recomenda evitar esses produtos. In particular, FDA is concerned about powdered pure caffeine sold in bulk bags over the internet. Em particular, a FDA está preocupado com a cafeína pura em pó vendido em sacos a granel através da internet.

The FDA is aware of at least one death of a teenager who used these products. A FDA tem conhecimento de pelo menos uma morte de um adolescente que usou esses produtos.

These products are essentially 100 percent caffeine. Estes produtos são, essencialmente 100 por cento de cafeína. A single teaspoon of pure caffeine is roughly equivalent to the amount in 25 cups of coffee. Uma única colher de chá de cafeína pura é mais ou menos equivalente ao montante em 25 xícaras de café.

Pure caffeine is a powerful stimulant and very small amounts may cause accidental overdose. Cafeína pura é um poderoso estimulante e muito pequenas quantidades pode causar overdose acidental. Parents should be aware that these products may be attractive to young people. Os pais devem estar cientes de que estes produtos podem ser atraentes para os jovens.

Symptoms of caffeine overdose can include rapid or dangerously erratic heartbeat, seizures and death. Os sintomas de overdose de cafeína podem incluir batimentos cardíacos, convulsões e morte rápida ou perigosamente errático. Vomiting, diarrhea, stupor and disorientation are also symptoms of caffeine toxicity. Vômito, diarréia, letargia e desorientação também são sintomas de toxicidade da cafeína. These symptoms are likely to be much more severe than those resulting from drinking too much coffee, tea or other caffeinated beverages. Estes sintomas tendem a ser muito mais graves do que as que resultam de beber muito café, chá ou outras bebidas com cafeína.