domingo, 16 de novembro de 2014

Uso medicinal de cannabis avança no Senado

Comissão de Constituição e Justiça aprovou um projeto que altera a Lei Antidrogas e permite a importação de derivados da maconha para uso medicinal. Proposta, que também diferencia usuário de traficante, passará por mais quatro comissões.

São Paulo – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (29) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 37/2013 que muda a Lei Antidrogas de forma a permitir a importação de derivados da maconha para uso medicinal. A autorização será dada a pacientes em tratamento de doenças graves, sujeita a prescrição médica e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados, passará ainda pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte; Assuntos Econômicos; Assuntos Sociais e Direitos Humanos.
Apesar da proibição e da demora nos avanços no Congresso Nacional, dezenas de mães já conseguiram tratamento dos filhos com medicamentos à base de canabidiol (substância derivada da maconha), por meio de processos jurídicos individuais. “Optamos por seguir a tendência, que já vem sendo encampada pelo Judiciário, que é permitir a importação de canabinóides para uso medicinal, em casos específicos de certas doenças graves”, afirmou o relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
O PLC aprovado hoje também torna clara a diferença entre usuário de traficante: usuário é quem porta drogas em quantidade suficiente para consumir por até cinco dias. A Anvisa ficará responsável por definir o volume.
A maconha possui aproximadamente 400 canabinóides, pelo menos 80 deles com propriedades terapêuticas. Os presentes em maior quantidade na planta são o CDB e o THC. A diferença dos componentes da cannabis é que eles agem no chamado efeito comitiva, no qual o efeito final é resultado da ação de inúmeras moléculas, atuando juntas no organismo.
“O potencial terapêutico disso é enorme. Essa grande quantidade de moléculas juntas pode ajudar em uma série de doenças porque, no corpo, ela tem uma característica modulatória de outros sistemas: modula a saciedade, a ingestão alimentar, a sede, o sono e o comportamento sexual”, diz o pesquisador de cannabis medicinal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Renato Filev.( http://www.redebrasilatual.com.br/)

CARTILHA DE ODONTOLOGIA DA ANVISA

ODONTÓLOGOS ACESSEM: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/10/manual_odonto.pdf

Anvisa publica manual sobre boas práticas nutricionais para restaurantes coletivos

ACESSE :http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/a9cfa50046274126b652bfec1b28f937/Guia+de+Boas+Pr%C3%A1ticas+Nutricionais+para+Restaurantes+Coletivos.pdf?MOD=AJPERES

Canada saiba mais sobre sistema de saude

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         O Canada é um país que alem de bonito tem um sistema social que o coloca com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atrás apenas da Islândia e Noruega.  
O escocês Thomas Clement "Tommy" Douglas é considerado um heroi nacional no Canadá, onde viveu até a década de 1980, quando faleceu em 1986. Seu mérito: a criação do sistema de saúde canadense.Em texto disponível no site do CREMESP A maior parte dos médicos atua como profissional liberal, atendendo em suas clínicas, consultórios particulares ou em hospitais. Eles são remunerados pelos serviços prestados por meio de agências provinciais que gerenciam o seguro saúde. Cerca de 10% trabalham como assalariados em centros de saúde ou ambulatórios hospitalares.
Do total de hospitais do país, 95% funcionam como instituições sem fins lucrativos, administradas por                                                                                                 organizações comunitárias, religiosas ou autoridades                                                                                                    provinciais.
FOTO : TFALCAO
plátano-bastardo é a árvore nacional do Canadá, também conhecido comomaple tree em inglês, ou érable em francês. Apesar do nome plátano esta planta é na verdade um bordo (ácer).