quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

É natal

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MANUAL DE BOAS PRATICAS PARA DISTRIBUIDOR DE CORRELATOS

O FARMACEUTICO QUE VAI ASSUMIR RESPONSABILIDADE  TECNICA DE DISTRIBUIDORA DE MATERIAL MÉDICOHOSPITALAR, DEVE ELABORAR MANUAL DE BOASPRÁTICAS.PARA TANTODEVE PESQUISARN NO  SITE DA ANVISA E DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS OU ESDUAIS A LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR PERTINENTE.
A ELABORAÇÃO SEGUE UMA METODOLOGIA.
DICA?ACESSOO SITE: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com/2009/03/modelo-de-manual-de-boas-praticas-de.html

domingo, 19 de dezembro de 2010

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

Dicas de alimentação no verão


As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas.



A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.



Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, integrante da Tônus - Fisioterapia Preventiva e Reabilitação, essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.



No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.



Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta a Angélica.



A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes", explica Angélica. Segundo ela, para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.



Dicas de alimentação no Verão



- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves



- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.



- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).



- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.



- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).



- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.



- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.



- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.



- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.



- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Alimentos

Alimentação é coisa séria. Por trás de um lindo salão de restaurante ou um belo balcão de lanchonete, pode se esconder muita sujeira , desleixo e fatores que levam risco à saúde. Os fiscais de controle sanitário das vigilância sanitárias municipais e estaduais , se deparam com cozinhas precárias e pessoal despreparado. Escolha bem onde comer . Se possível “bisbilhote” a cozinha, sinta o odor dos pratos nos balcões de comida a quilo e se encontrar situações insatisfatórias denuncie para as vigilância sanitárias, PROCON e CODECON.


PROCON - SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

Rua Carlos Gomes, n 746, Centro

Salvador - Ba. CEP 40.060-330

Tel 3321-9947 Telefax 3321-2409





CODECON - COORDENADORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Rua Chile, 3, ed. Santa Casa, 2º andar, Centro

Salvador - Ba. CEP 40020-010

Tel: (71) 3172-4238

PROCURE O TELEFONE DA VIGILANCIA DE SUA CIDADE NO SITES DAS SECRETARIAS DE SAUDE DO MUNICIPIO OU ESTADO

ACESSE Toxinas à moda da casa