sábado, 27 de junho de 2015

protocolo de vigilância sanitária


http://www.anvisa.gov.br/hotsite/pdvisa/protocolo_acao.pdf

CHECKLIST DA RDC 16/2013


ACESSE: 

Manipulación segura de los alimentos

Lo que usted debe saber

 En los Estados Unidos, el suministro de alimentos es de los más seguros en el mundo. Sin embargo, cuando ciertas bacterias o agentes patógenos que causan enfermedades contaminan los alimentos, pueden causar enfermedades transmitidas por los alimentos, a menudo llamadas “intoxicación por alimentos”. El gobierno federal estima que hay cerca de 48 millones de casos de enfermedades transmitidas por los alimentos anualmente, lo que equivale a que 1 de cada 6 estadounidenses se enfermen cada año. Y anualmente, estas enfermedades provocan 128.000 hospitalizaciones y 3.000 muertes. Dado que las enfermedades transmitidas por los alimentos pueden ser graves, o incluso fatales, es importante que usted sepa y practique conductas de manipulación segura de los alimentos a fin de ayudar a reducir su riesgo de enfermarse accidentalmente a causa de alimentos contaminados.


Las enfermedades transmitidas por los alimentos son un asunto serio 
Las enfermedades transmitidas por los alimentos pueden afectar a cualquier persona. Sin embargo, algunas personas tienen un mayor riesgo de desarrollarlas. Entre ellas, las mujeres embarazadas, los niños pequeños, los adultos mayores y las personas con sistemas inmunitarios debilitados. Si usted, o alguien a quien cuida, está en uno de estos grupos de riesgo, es importante prestar mayor atención a la manipulación segura de los alimentos.

¿Ya está cocido? Use un termómetro para alimentos para precisión. No siempre usted puede determinar sólo mirando. 
TEMPERATURAS PARA COCINAR CON SEGURIDAD medidas con termómetro para alimentos CARNE MOLIDA O MEZCLAS DE CARNE Temperatura interna Carne de res, Cerdo, Ternera, Cordero 160°F Pavo, Pollo 165°F 
CARNE FRESCAS DE RES, CERDO, TERNERA, CORDERO 145°F con 3 minutos de Descanso CARNE DE AVE Pollo y Pavo, entero 165°F Trozos de carne de ave 165°F Pato y Ganso 165°F Relleno (cocido solo o en el ave) 165°F
 JAMÓN Fresco (crudo) 145°F con 3 minutos de Descanso Precocido (para recalentar) 140°F 
HUEVOS Y PLATOS CON HUEVO Huevos cocine hasta que la yema y la clara estén firmes Platos con huevo 160°F PESCADOS Y MARISCOS Pez de aleta 145°F ó cuando la carne este opaca y se separa fácilmente con el tenedor Camarones, Langostas, Cangrejos Carne perlada y opaca Almejas, Ostras y Mejillones Conchas abiertas durante la cocción Vieiras Blancas lechosas, u opacas y firmes 
SOBRAS Y GUISOS 165°F

Ciclo de debates discutirá vigilância sanitária 2015

Ciclo de debates discutirá vigilância sanitária

16 de junho de 2015
Entre os dias 30 de junho e 1º de julho, Brasília sediará o primeiro seminário internacional do ciclo de debates “Desafios e Tendências no Campo da Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços: Qual a Vigilância Sanitária que a Sociedade Precisa?”.  Esse ciclo tem como objetivo mobilizar profissionais de vigilância sanitária e a sociedade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em busca da melhoria da efetividade e da contribuição no desenvolvimento sanitário e socioeconômico do País.
Organizado em sete eventos, o Ciclo propõe o intercâmbio de experiências na busca de avanços no modelo de controle sanitário. Os encontros terão transmissão online e possibilitarão troca de experiências nacionais e internacionais que visam avanços no modelo de controle sanitário.
Ao longo do mês de julho, ocorrerão os fóruns regionais. Os encontros, que ocorrerão em capitais brasileiras, estão organizados em quatro eixos temáticos: Vigilância Sanitária e Regulação no Mundo Contemporâneo; A Visa e Suas Relações; Coordenação Federativa das Ações de Vigilância Sanitária; O Trabalhador e o Trabalho de Visa.
Permeando estes eixos, serão debatidos temas como a necessidade de priorizar a vigilância sanitária na agenda política do SUS, a urgência em proteger a saúde da população, aliando-se questões do desenvolvimento econômico do País e das políticas públicas transetoriais.
Também terão destaques as reflexões sobre a organização e a gestão do SNVS com vistas ao fortalecimento do papel de cada ente federado e as questões relativas à regionalização, descentralização e financiamento das ações de vigilância sanitária.
O Ciclo será finalizado com um Fórum Nacional, momento em que serão consolidadas as contribuições que permearam todo o processo de construção dessa vigilância sanitária que a sociedade precisa.
Este Ciclo de Debates será, também, um momento de mobilização dos diversos atores envolvidos com a vigilância sanitária para as conferências estaduais de saúde e para a XV Conferência Nacional de Saúde.