sexta-feira, 6 de junho de 2014

PRE NATAL MASCULINO

“Pré-natal masculino”, durante a gestação da parceira, é incentivado pelo Ministério da Saúde

 
Além das ações de incentivo ao aumento da realização de procedimentos urológicos1 no Sistema Único de Saúde2 (SUS), como exames e cirurgias de próstata3, vasectomia e fimose4, o Ministério da Saúde2 vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
1 Urológicos: Que se referem ou pertencem à urologia, especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do sistema urinário dos dois sexos e do sistema reprodutor masculino.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.
2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar.
3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém.
4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
4 Fimose: Estreitamento no prepúcio do pênis que impede sua exposição. Geralmente é congênita ou secundária a uma infecção.
 
Além das ações de incentivo ao aumento da realização de procedimentos urológicos1 no Sistema Único de Saúde2 (SUS), como exames e cirurgias de próstata3, vasectomia e fimose4, o Ministério da Saúde2 vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
O objetivo é estimular o homem a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, realizar exames para cuidados preventivos com a saúde2, diagnóstico5 precoce e tratamento de doenças que possam afetar a saúde2 da mulher e, por consequência, a do bebê, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio da realização de exames de sífilis6, HIV7 e hepatites8 virais B e C.
Em Ribeirão Preto (SP), os médicos  já aproveitam esta oportunidade para fazer a aferição da pressão arterial9, a solicitação de exames para diabetes mellitus10 e dosagem de colesterol11.  Também promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez12 e o nascimento do filho, o que ajuda na redução da violência doméstica, segundo o diretor da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, responsável pela implementação do projeto no município.
Os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e muitos não seguem os tratamentos recomendados. Eles também apresentam hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.
Fonte: Ministério da Saúde2
NEWS.MED.BR, 2010. “Pré-natal masculino”, durante a gestação da parceira, é incentivado pelo Ministério da Saúde. Disponível em: <http://www.news.med.br/p/saude/70887/pre-natal-masculino-durante-a-gestacao-da-parceira-e-incentivado-pelo-ministerio-da-saude.htm>. Acesso em: 6 jun. 2014.

INFORMES FDA

Lançamento

 Food and Drug Administration aprovou  primeiras versões genéricas de Celebrex (celecoxib) cápsulas, um tratamento para artrite reumatóide, osteoartrite, dor de curto prazo (aguda), e outras condições.
 
 
 
 
 
 

MEDICAMENTOS CONTROLADOS

A Anvisa instalou um sistema desenvolvido pela Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para otimizar a emissão de autorizações de importação e exportação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial e ampliar a efetividade das ações de vigilância sanitária destes produtos. A Agência concluiu a instalação do NDS (National Drug Control System) no último dia 30 de maio e esta semana finaliza o treinamento com os servidores da Coordenação de Produtos Controlados.

O NDS permitirá a informatização do envio de dados estatísticos de consumo de medicamentos e substâncias controladas no País, bem como a consolidação dos dados pela Agência, que é responsável pelo envio destas informações à ONU, trimestral e anualmente.

Os próximos passos incluem a realização de um piloto, treinamento de empresas e a publicação de norma para o início da utilização deste sistema, previsto para o final do ano de 2014.

Mais informações sobre o sistema podem ser obtidas por meio do site do NDS (
http://www.unodc.org/nds/en/index.html).

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Fumo NÃO!

31/05/2014 11h27 - Atualizado em 31/05/2014 14h23

Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços

Decreto proíbe qualquer propaganda e entrará em vigor em até 180 dias.
Nova norma veta o fumo em locais coletivos, exceto em tabacarias e cultos.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
Lei antifumo (Foto: G1)
O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.

A regulamentação da lei antifumo será publicada nesta segunda-feira (2) no "Diário Oficial da União" e as regras passarão a valer em até seis meses.

Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.
A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada.
Conforme a lei, fica proibido o fumo em locais coletivos fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos.
Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o ponto principal da regulamentação é a definição de quais são os locais onde não poderá haver consumo e venda de tabaco. As regras preveem que as pessoas não poderão fumar em lugares públicos ou privados (acessíveis ao público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos. Em varandas de restaurante com toldo, por exemplo, não será permitido o fumo, bem como na área coberta de pontos de ônibus. As normas também valem para narguilés ou qualquer tipo de fumígeno, mas não abrangem cigarros eletrônicos, pois, segundo Chioro, eles não são legais no Brasil.
Segundo especialistas, o cigarro está associado a 26% das mortes por todos os tipos de câncer. Dados do governo apontam que o tabagismo está ligado a 200 mil mortes no Brasil por ano
Propaganda e embalagens
De acordo com as regras, qualquer propaganda de cigarro será proibida. Segundo Chioro, com a proibição de qualquer propaganda, inclusive em "displays" (painéis para anúncios), como ocorre hoje. A única forma de exibição dos maços deverá ser em locais de venda, mas, ainda assim, com 20% do espaço ocupado pela mensagem de alerta.
"É importante deixar claro que toda e qualquer propaganda de tabaco no Brasil, em relação a todos os produtos fumígenos, está proibida. Tudo em termos de propaganda sobre o que é fumável e legal no nosso país está proibido", disse Chioro.
A partir de agora, 100% da face de trás da embalagem e uma das faces laterais terão que ter imagem e mensagem sobre os problemas relacionados ao fumo. A partir de janeiro de 2016, na parte frontal da embalagem, 30% do espaço será destinado a mensagens de alerta. Atualmente, este tipo de mensagem só é estampada na parte de trás dos maços de cigarro.

Fiscalização e punição
Os estabelecimentos que desrespeitarem as regras poderão receber advertência, multa, ser interditados e ter a autorização de funcionamento cancelada. As multas irão variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com a infração. As vigilâncias sanitárias dos estados serão responsáveis pela fiscalização.
Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, a pessoa que estiver em um restaurante e se incomodar com o fato de alguém fumar deverá, primeiro, pedir ao estabelecimento que tome providências. Caso o responsável pelo restaurante se negue, a orientação é que a pessoa, então, denuncie o caso à Vigilância Sanitária.